top of page

Caixa de outubro/22

Chocolate Bauer 60% cacau    Sapucaí Mirim (MG)

Tem chocolate novo – e muito gostoso! – na Mantiqueira. O casal Gustavo, professor de música, e Simeia, terapeuta, veio morar em Sapucaí Mirim (MG) há pouco tempo e, por desejo dele, criou a marca Bauer de chocolates artesanais.

Saem do “laboratório” montado em casa barras com 40% a 60% de cacau. “É artesanal, em barras de 80g, chamadas bean to bar, o que significa do grão à barra”, explica o produtor. Simeia lembra que a matéria prima vem do sul da Bahia. “São amêndoas de muita qualidade. São torradas, que é onde se garante um bom chocolate, depois trituradas, descascadas, moídas e refinadas”.                                                                        Para a caixa do Mantiqueirias foi escolhida uma com 60% cacau, onde é adicionado apenas açúcar demerara orgânico.

Meia cura especial e Meia cura defumado Jeca Tatu - Brazópolis (MG)

Há pouco mais de 30 laticínios em Brazópolis, no sul de Minas, me contaram os irmãos Paula e Pedro, da Jeca Tatu. Entre tantos produtores de queijos, eles se sobressaem por fazer peças que vão além do queijo prato ou os nozinhos. “Temos mais de 20 produtos, realizando o sonho do nosso pai que já fazia seus queijos e vendia na região”, conta Pedro. A marca é nova, tem 2 anos, mas fica claro na conversa que o produto está na memória afetiva da família, que lida com leite desde os avós.

Para a caixa de outubro, dois queijos: um meia cura especial, com um tempo maior de cura (6 meses), que lembra o parmesão. Por isso, dão o nome de Jecão. O outro, com a mesma massa, cura apenas 21 dias e depois é defumado. Ambos serão entregues com aproximadamente 300g cada.

Compota Limão Siciliano              Sítio Pé de Cedro

Sapucaí Mirim (MG)

O casal Salete e Gilmar se mudou para Sapucaí Mirim há pouco mais de 7 anos. No Sítio Pé de Cedro, trabalharam inicialmente com agricultura orgânica, com uma diversidade grande de verduras, legumes e frutas. Depois, adotaram a agricultura biodinâmica, “onde há uma individualidade agrícola, usando só compostos que você tem no seu espaço, como carvão, cinzas do seu fogão, fosfato do cupim”, explica Gilmar. Nessa fase, o casal foi para a cozinha, de onde saem antepastos, geleias e compotas, que vendem em feiras da região. A compota de limão siciliano está na caixa de outubro. Salete conta que acertou o ponto depois de muitas tentativas: “o segredo foi adicionar um pouco do suco do limão às cascas”.

Mel Pureza da Serra (400g)

Gonçalves (MG)

A apicultura é muito comum na região da Mantiqueira, promovendo um mel puro e, claro, de qualidade. Na caixa de outubro vamos de mel Pureza da Serra, do Fábio Souza, de Gonçalves (MG), que começou a criação de abelhas, junto com o pai, em 2017, quando fazia Agronomia, em Taubaté (SP). “Fiquei apaixonada quando entendi como as abelhas formam a sociedade e criam os favos e o mel”, diz o produtor. Ele lembra que a cristalização do produto, que ocorre muitas vezes quando guardamos um pote de mel, é a garantia de que ele é puríssimo.

Mistura para pão de queijo Ourense

Conceição dos Ouros (MG)

Conceição dos Ouros, no sul de Minas, é conhecida como a Capital Nacional do Polvilho. Não são poucas as fábricas ali, pequenas, que transformam mandioca na mistura que irá virar pão de queijo e outros biscoitos. Uma delas é a Ourense, nascida em 1993 pelas mãos de Romeu Rogério, que voltou para a cidade para trabalhar com o alimento. De um cardápio variado, escolhemos a mistura para pão de queijo, fácil de fazer (no preparo adicionam-se ovos, água e queijo). Assista à D. Roseli preparando o quitute nas nossas redes!

 

bottom of page