top of page

Caixa de fevereiro/23

Molho de Tomate e Geleia de Jabuticaba  Sítio do Baú                São Bento do Sapucaí (SP)

Em um sítio muito charmoso, com direito a riacho, no bairro do Baú (referência ao principal atrativo de São Bento do Sapucaí), o casal Paula e Roger produz molhos, geleias e licores caseiros. “Nos mudamos pra cá há 3 anos, vindo de São Paulo”, conta o produtor. “Tem uma hora em que a Mantiqueira chama a gente”.

Para a caixa do mês, selecionei dois produtos: um pote de molho de tomate com ervas mediterrâneas, receita da família do Roger. “São 8 horas no fogão à lenha, depois o molho vai para uma panela, vira uma passata, e então incluímos manjericão, louro e tomilho”.

A outra delícia é a geleia de jabuticaba (pote de 280g), fruta colhida em mutirão, conta Paula: “o segredo aqui também é tempo de fogão. Não usamos qualquer conservante”

Café Alvor            

São Bento do Sapucaí (MG)

O Café Alvor é uma microtorrefação de grãos de café que visa a conexão do ser humano e a natureza, a valorização da relação do campo à mesa, por meio de grãos de café de pequenos produtores com foco em cultivo sustentável nas distintas práticas agrícolas para uma experiência agroculinária.

Risoto ao Funghi Shiitake            Quinta dos Cogumelos                  São Bento do Sapucaí (SP)

Tem risoto ao funghi shitake na caixa de fevereiro! 100% natural e fácil de fazer: só colocar água quente. O produto foi desenvolvido pela Célia e o marido, que criaram a Quinta dos Cogumelos há 7 anos, no bairro Serrano (que vale a visita), em São Bento do Sapucaí (SP).

Lá, há o cultivo de diversos tipos de cogumelos, como shitake e shimeji, que depois são transformados também em pós, para uso culinário, além da venda in natura. “Cuidamos de todo o processo, garantindo produtos naturais”, conta a produtora.

Compota de Mamão Rolinho    Mistura Melada                        Carmo do Rio Claro(MG)

Carmo do Rio Claro tem nos doces caseiros sua maior referência culinária. Doceiras famosas passaram esse modo de fazer para as criadoras da Mistura Melada, que usam apenas fruta, água e açúcar para produzir compotas, frutas glaceadas, casquinhas e goiabada. A matéria-prima é fornecida por produtores rurais da região.

“Com as mãos, criamos bordados e formas especiais para cada fruta, usando canivete, criatividade e muito carinho”, contam as doceiras.

Para a caixa do Mantiqueirias teremos uma compota de mamão rolinho (680g). Só as imagens já dão água na boca!

 

Rosquinha de Nata Mineirice Paraisópolis (MG)

Rosquinhas de nata são uma tradição em Minas. Difícil não chegar na casa de alguem e não oferecerem o quitute com um bom café. O casal Rica e Anésio sempre fez as rosquinhas para a família. Mas são tão bons que decidiram expandir e vender pra fora. Nascia assim há dois anos o Mineirice, com três tipos do biscoito: rosquinha de nata, recheada com goiabada, e crocante (coberta com açúcar). É essa última que estará na caixa do Mantiqueirias. É um biscoito simples, mas que leva 3 horas no preparo. “Leva nata, farinha de trigo, açúcar, ovos e fermento”, conta Rica, que reservou uma sala da casa, dentro das regras sanitárias, para preparar essas delícias.

Café Alvor                                    São Bento do Sapucaí(MG)

O café especial desse mês é um catuaí vermelho, cultivado em Conceição das Pedras (MG) e torrado pelo mestre Gilson Rosa em São Bento do Sapucaí (SP). Chefe de cozinha do Terra Sem Mal, Gilson foi estudar a arte da torrefação. “Tenho o cuidado de torrar o grão do café em pequenas quantidades, com torras frescas e sobre demanda. Tudo para proporcionar maior qualidade e preservação dos aromas e sabores para sua experiência”, conta.

O café que chega aos assinantes tem paladar forte, “é um café com uma torra mais escura, com notas de achocolatado, uma fruta mais madura, mas não com tanta acidez”. Ele explica que o produtor usa um conceito antigo de plantio, o assombreamento, plantando em encostas de arvores e cultivando, no meio, bananeiras, que tanto melhoram o solo quando garantem uma melhor qualidade para os grãos.

 

bottom of page