top of page

Caixa de Agosto/23

Queijo Meia Cura Sara

São Gonçalo do Sapucaí (MG)

O queijo da caixa de agosto do Mantiqueirias é autoral e já ganhou medalha de bronze no Expoqueijo, tradicional evento em Araxá MG. O Meia Cura do Felipe, da Queijaria Sara, de São Gonçalo do Sapucaí MG, é de leite de vaca pasteurizado, massa crua prensada e com pelo menos 21 dias de maturação. “Ele é mais quebradiço e tem uma acidez agradável para o tipo de queijo”, explica o produtor. A queijaria, familiar, foi fundada pelo Carlão, pai do Felipe, que batizou com o nome da filha mais nova, na época com apenas 2 anos. Hoje o pai cuida do empório, que fica junto à produção de queijos e derivados.

Café Alvor            

São Bento do Sapucaí (MG)

O Café Alvor é uma microtorrefação de grãos de café que visa a conexão do ser humano e a natureza, a valorização da relação do campo à mesa, por meio de grãos de café de pequenos produtores com foco em cultivo sustentável nas distintas práticas agrícolas para uma experiência agroculinária.

Doce de Leite com Café                São Gonçalo do Sapucaí (MG)

Um doce de leite artesanal, apenas com leite e açúcar, é uma das delícias da Queijaria Sara. A versão que vai estar na caixa do Clube é com café – especial, claro, abundante na região de São Gonçalo do Sapucaí. Para degustá-lo, o queijo meia cura que acompanha na seleção do mês.

Copa Dom Porcino

Gonçalves (MG)

A charcutaria, nas montanhas, é favorecida pelo clima. A altitude e a umidade, em Gonçalves (MG), foram determinantes para o Andre, do Dom Porcino, curar, na região, carnes e transformá-las em iguarias. No mês passado teve Gravlax da Mantiqueira, uma truta curada na beterraba, e este mês tem uma tábua de Copa. “São 120 dias de maturação, colocando especiarias como canela e cravo”, conta o produtor. E para acompanhar? “Vinhos tintos ou cerveja, como IPA ou Stout”

Azeite Irarema

São Sebastião da Grama (SP)

Já pensou em incluir azeite no seu café da manhã? O Moacir, da Fazenda Irarema,mostra no vídeo, que está nas redes, a dica – gostosa e saudável! Ele é azeitólogo e proprietário de uma fazenda linda, que fica em São Sebastião da Grama (SP), região vulcânica na divisa com o estado de Minas Gerais. Ali são cultivados seis tipos de olivas, que dão origem a dois azeites diferentes, um suave e um mais intenso, este presente na caixa de agosto do clube. “Nesse ano o intenso é um blend do Grappolo e Koroneiki”, conta o produtor, exaltando as notas de rúcula e banana verde dessa safra. Os azeites, por sinal, vêm sendo premiados desde 2018 em concursos internacionais. Pizza marcantes, com aliche ou quatro queijos, assim como um prato com bacalhau, são apostas certeiras para harmonizar com o produto.

Talharim com espinafre Visentini

Córrego do Bom Jesus (MG)

Um talharim caseiro com espinafre, sem qualquer conservante. É uma das diversas massas do Alex, do Visentini Alimentos, que tem uma pequena fábrica em Córrego do Bom Jesus (MG). Descobri o produto por acaso, em uma padaria da cidade, durante uma visita. Perguntei quem fazia, fui atrás de moradores para saber se a massa era boa e só ouvi elogios. Então, claro, está na caixa do Mantiqueirias no próximo mês. No vídeo que está nas redes, pus “a mão na massa” e preparei com um pesto de pinhão, do Sítio Paiolzinho. Um sabor incrível!

bottom of page