Design%2520sem%2520nome%2520(22)_edited_

 

MANTIQUEIRIAS

Um clube de assinaturas de produtos da Serra da Mantiqueira

Todo mês você recebe na sua casa uma variedade de produtos da Serra da Mantiqueira, região que desponta como polo de pequenos produtores e vem apresentando à mesa dos brasileiros novas possibilidade de alimentos. Sempre respeitando a natureza e, claro, a nossa saúde!

 

Aqui contamos muitas dessas histórias, de gente nascida aqui e também de gente que se estabeleceu na região, todos apaixonados pelo que essa terra dá. Então, história é que não falta!

 

Mergulhamos nesse universo e queremos levar a você o melhor que a Mantiqueira tem. Vem com a gente?

ICONES-01.png

Adrian Alexandri

Idealizador

O Mantiqueirias nasceu por ideia de uma grande amiga e parceira neste negócio, Ana Laura. Minha paixão pela Mantiqueira começa quando vim de férias para Gonçalves, extremo sul do Estado de Minas, há 7 anos. Desde então, as visitas se tornaram mais frequentes, a cidade virou a razão do meu mestrado em Jornalismo e, em 2020, desaguou em mudança definitiva para esta cidade pequena, turística e encantadora, que seus moradores mais arraigados chamam mesmo é de roça. O Mantiqueirias tem a missão de buscar alimentos, testemunhar transformações, contar histórias para muito além de Gonçalves. Mas quer, antes de tudo, valorizar as pessoas que vivem na região, que com um trabalho às vezes quase invisível alimentam o corpo e a alma de muita gente.

UM POUCO DO QUE VOCÊ RECEBERÁ NA CAIXA

café

CAFÉS

Quando pensamos em produtos especiais da Serra da Mantiqueira, é obrigatório incluir em nossas caixas as muitas variedades de café.
Os grãos da região têm qualidade reconhecida internacionalmente, resultado da combinação do clima frio de altitude, chuvoso no verão e seco no período de maturação dos frutos e na colheita. Isso resulta em uma bebida encorpada, com aromas frutados e sabor levemente ácido. Cafés mais suaves, outros mais intensos: todos são contemplados no Mantiqueirias.

119496808_636839993874921_11250554246284

QUEIJOS

Assim como os cafés, falar de queijos é falar de Minas Gerais. Não só de lá, mas de toda a Serra da Mantiqueira, vamos buscar os melhores exemplares para os nossos assinantes. Muitos deles premiados internacionalmente, graças às técnicas mais avançadas hoje de produção e maturação do queijo, em um terroir muito próprio. Poder ser de vacas, de cabras, de búfalas ou de ovelhas. Por questões de armazenamento e transporte, são priorizados no clube os queijos de maior durabilidade fora da geladeira.

GELEIAS

Geleias preparadas de forma artesanal, com pouco ou nada de açúcar, usando uma variedade imensa de frutas da Mantiqueira, em sua maioria orgânicas. Dos pequenos produtores até os mais estruturados, o Mantiqueirias percorre a região em busca dos melhores sabores. Tem amora, blueberry, laranja, figo, entre outras tantas frutas, algumas com misturas mais que inusitadas: cachaça, capim-limão...

Deu água na boca?

1.png

CACHAÇAS

Minas Gerais abocanha 60% da Serra da Mantiqueira. Dados do Ministério da Agricultura mostram que o estado concentra o maior número de produtores da bebida no Brasil, a maioria em pequenos alambiques. Assim, não tem como ignorar que a cachaça está sempre presente até em alimentos da região. Artesanais ou premiadas, tem bebida para todos os gostos. Seja a cachaça, seja o aguardente (que leva frutas em sua elaboração), a bebida faz parte das caixas do clube de assinaturas. Sempre, claro, com moderação.

Cópia de Posts Mantiqueiria (3).png
5.png

AZEITES

A Serra da Mantiqueira reúne as condições ideais do clima tropical de altitude, com chuvas de verão intensas e um inverno seco. Com a topografia serrana, declinosa, com relevo de morros arredondados e vales não muito profundos, ideal para plantar as oliveiras e obter excelentes azeites. Lembrando que o melhor azeite é o azeite fresco, feito localmente e consumido jovem.

6.png

CERVEJAS

Clima de montanha, água pura e mais recentemente plantação de lúpulo na região, a Serra da Mantiqueira virou um berço para produção de cervejas artesanais. Novos produtores têm revelado sabores únicos. Apa, Ipa, Larger,  Wheat Beer, Cream Ale e tantas outras, uma mais gostosa que a outra. E contamos sempre, claro, o processo de produção, a variedade dos estilos e, se você gostar, onde comprar mais.

ARTESANATO

Onde se produz comida também se produz arte, no caso, artesanato. Madeiras de vários tipos, panos, tapetes, bordados e muito mais marcam presença nas caixas do Mantiqueirias, revelando talentos da região.

WhatsApp Image 2020-08-26 at 16.39.21.jp

DOCES

Tanto leite, mel, café, frutas... Tudo isso vira também doces deliciosos. Tem bolos, brownies, frutas em conserva, frutas desidratadas, chutneys e muito, mas muito doce de leite, das mais variadas maneiras. Nas caixas do Mantiqueirias, o doce está sempre presente.

Minas_Gerais_abocanha_60%_da_Serra_da_Ma