top of page

Caixa de Outubro/23

Café Cafetelier

Santa Rita do Sapucaí (MG)

A Anna, do Cafetelier, de Santa Rita do Sapucaí MG, é uma Q grader, profissional fundamental no mundo dos cafés. “Meu papel é avaliar cafés de vários lotes de uma produção. Um lote é separado e é dada uma pontuação a ele, o que definirá o preço”, conta ela.  Para a caixa do Mantiqueirias escolhemos um blend de cafés especiais, para quem está começando a provar esses grãos. “Ele tem notas de chocolate e caramelo, é tem torra média”, diz a especialista.

Pano de Prato A Dama do Café      Yabu Ateliê

Santa Rita do Sapucaí  (MG)

Simone é uma artesã em Santa Rita do Sapucaí MG. Das mãos dela saem diversos objetos de casa, como toalhas de mesa, chaveiros e panos de prato, como o que está na caixa de outubro do Clube. Mas não é um pano de prato qualquer. Como outras peças, tem um lindo bordado com motivos da cidade, o que quer dizer: cafés, fazendas, cafeicultores. No caso, a Dama do Café, que a artesã borda – se o tempo deixar – um dia todo. E há outras peças lindas no ateliê, como dezenas e terços feitos com a borra do café, em uma técnica desenvolvida por ela. Se estiver na cidade, dê um pulo no Ateliê Yabu. Vale muito a visita!

Copo Decor Wood N' Coffee

Santa Rita do Sapucaí (MG)

Um copo de café, com pires, feito com a madeira do pé de café. Essa obra é do Thiago, da Wood N’ Coffee, de Santa Rita do Sapucaí MG, e está na caixa de outubro do Mantiqueirias. “São madeiras de pés que o produtor retira ou corta para renovar a plantação, já que um pé de café dura cerca de 20 anos”, conta Thiago. Todas as peças, inclusive, têm um código de rastreabilidade – assim é possível saber de onde veio aquela madeira. Na fábrica, é feito o beneficiamento do material, para então dar forma e acabamento para as peças.

Um trabalho incrível que mostra o quanto é possível e benéfica a economia circular!

Café Bença

Santa Rita do Sapucaí (MG)

A caixa de outubro, celebrando 3 anos do Mantiqueirias, é quase toda de pequenos produtores de Santa Rita do Sapucaí MG. Tem dois cafés especiais, um deles é o Café Bença, do Heitor, cultivo que teve início com os avós. A conversa com ele foi em uma tulha, onde os grãos são guardados depois de secos. Dali eles serão beneficiados – descascados e selecionados, descartando os grãos com defeitos. Para o Clube, um catuaí amarelo, com gosto mais cítrico.

Sequilhos de Café

Casa do Caminho

Santa Rita do Sapucaí (MG)

Desde 2015, a Casa do Caminho, em Santa Rita do Sapucaí MG, atende alunos de 8 a 16 anos em situação de vulnerabilidade. No turno que não estão na escola, a organização os recebe para almoço e realiza atividades como dança, marcenaria, esportes e confeitaria. Na caixa do outubro do Mantiqueirias, um produto delicioso feito pela garotada: sequilhos de café com cobertura de chocolate. É uma das fontes de renda, além de doações que eles recebem ao longo do ano.

Alfajor Mineiro Dulcissimi

Gonçalves (MG)

Um par de alfajores mineiros, que tem fubá na receita, é o presente do Mantiqueirias para seus assinantes na caixa que celebra os 3 anos do Clube. A obra é da Marília, do Dulcissimi, de Gonçalves MG, que faz delícias brincando com combinações incríveis, usando principalmente o chocolate. Aqui a brincadeira é, claro, com o alfajor argentino. “Aqui dá até pra lembrar da broa de milho”, diz a confeiteira. Quer provar esse mineirice? Assine o Mantiqueirias (link do site na Bio). Entrega em São Paulo e cidades da região.

bottom of page