top of page

Caixa de Dezembro/23

Pesto de Tomate Seco com Queijo da Mantiqueira    Omana

Guaratinguetá (SP)

Raquel é um “bichinho” da Mantiqueira, vivendo hoje em Guaratinguetá SP, no Vale do Paraíba. Há 6 anos ela criou o Omana, uma linha de molhos e antepastos, em Aiuruoca MG. “Comecei com o pesto de pinhão e hoje já são 13 diferentes produtos”, conta. Para a caixa do Mantiqueirias, um pesto de tomate seco com queijo da Mantiqueira. O queijo é de Alagoa, cidade hoje reconhecida pela qualidade de suas peças curadas. “É um antepasto que serve tanta para uma entradinha, quanto para rechear um sanduíche, compor uma massa ou mesmo em uma burrata”, explica Raquel.

Açúcar Orgânico

Pharmacia de Quintal 

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Em dezembro tem mais um produto da Ana, que é naturopata, profissional que busca a cura do corpo por meio do uso de medicamentos naturais. A terapeuta vive hoje em Santo Antônio do Pinhal SP, mas criou a Pharmacia de Quintal há 28 anos, em São Francisco Xavier SP. Nas prateleiras, muitos temperos que têm o sal como base com sugestivos nomes: auto-estima, paixão, paciência e alegria são alguns deles. Na fitograstronomia, os temperos ajudam a melhorar o funcionamento do corpo e evitar doenças, diz Ana. Nesse mês tem um potinho de açúcar orgânico, acrescido de cacau, cravo, canela, cardamomo e noz moscada. Ótima opção para adoçar um café ou usar no preparo de bolos.

Azeite Rossini                            Santo Antônio do Pinhal (SP)

Final do ano está chegando e, claro, tem azeite da Mantiqueira para brilhar nos encontros de amigos e da família. Está de volta o Azeite Rossini, de Santo Antônio do Pinhal SP. Da variedade espanhola Arbequina, a que melhor se adaptou à região, produz um azeite “mais suave, que acompanha bem as carnes brancas consumidas no final do ano”, diz o produtor Luiz. Com índice baixíssimo de acidez (0.2 – o máximo aceito é 0.8), tem também um índice mínimo de peróxido (1.03), o que significa pouca oxidação, garantindo um azeite de qualidade excepcional.

Safra 2024

No olival do Rossini, a uma altitude de 1.100 metros estão enfileiradas duas mil árvores, de sete variedades, como Arbequina, Grappolo, Coratina e Koroneiki. “A fruta ainda está com pouco óleo, que será criado até final de novembro”, explica o produtor. A colheita, na Mantiqueira, acontece em fevereiro e março, para que o azeite envazado da nova safra, espera Luiz, esteja na mesa dos brasileiros na celebração da Páscoa.

Café especial Caos

Santo Antônio do Pinhal (SP)

Abraçar o caos da natureza. Esse é o caminho que o economista Caio faz desde que se mudou para Santo Antônio do Pinhal SP, onde aprendeu a torrar cafés. Ele busca pequenos produtores que trabalhem com um cultivo mais sustentável, respeitando as leis da natureza e do que a terra oferece – daí o caos. Ele, inclusive, já está colhendo os primeiros grãos dos pés cultivados na propriedade.

O Ca.os torra então grãos da Mantiqueira e de outras regiões, e para cada lote dá um divertido nome. Para a caixa de dezembro do clube, tem um blend das variedades Mundo Novo e Catuaí, de Serra Negra SP. Chama-se Doce Sem Ser Vulgar. “Não é um café dificil, e tem notas discretas de acidez”, define Caio, que por enquanto vende apenas na região e envia algumas encomendas em São Paulo. E, saiba, ele sempre oferecerá apenas torras frescas.

Tagliatelle com Manjericão

Orvieto

Taubaté (SP)

As massas Orvieto foram uma virada na carreira do Guilherme, de Taubaté SP. Há pouco mais de um ano, o publicitário que trabalhou com eventos durante 20 anos se dedicou a aprender a fazer massas artesanais secas, de vários tipos e com diferentes ingredientes – além da farinha, claro. Sofisticadas, as pastas já fazem sucesso na região. Para a caixa do Mantiqueirias, um tagliatelle de manjericão, que Guilherme aconselha comer coberto com um bom molho de tomates feito em casa. Ou, se quiser, combinar com o pesto de tomate seco e queijo da Mantiqueira, da Omana Antepastos, que também está na caixa.

Caixa de Dezembro do Mantiqueirias

bottom of page