top of page

Caixa de Março/24

Queijo Maranata Ouro

Rancho Maranata

Virgínia (MG)

Henrique, da queijaria artesanal Rancho Maranata, em Virgínia MG, faz o tradicional  Mantiqueira de Minas, receita de queijo trazida pelos imigrantes italianos. “É primo do parmesão”, define o produtor. Levemente salgado, o Maranata Ouro, que está na caixa de março do clube, é curado por270 dias (nove meses). É um queijo versátil, que pode combinar com cervejas artesanais, vinhos e espumantes. “Seja pelo contraste ou semelhança, ele harmoniza bem”, explica Henrique.

Mantiqueira (Witbier) e

Jacutipa (Black IPA)  SP50 Bier

São Francisco Xavier (SP)

Na caixa de março, duas cervejas artesanais produzidas em São Francisco Xavier SP. São do Luiz, da SP50 Bier, que em um casarão aconchegante, no centro da cidade, oferece mais de uma dúzia de rótulos. “São cervejas feitas com calma, nenhuma fica pronta com menos de um mês”, explica o proprietário. As escolhidas aqui são a Jacutipa, uma black IPA, “com amargor acentuado, mas fácil de beber”. O nome é referência à Jacutinga, pássaro da região com risco de extinção. De acordo com Luiz, a cerveja harmoniza bem com pratos salgados e também doces, assim como frutas. A outra, mais leve, ótima para abrir uma refeição com queijos e entradinhas, é a Mantiqueira, uma witbier, “estilo belga, com malte de cevada e de trigo”. O diferencial aqui é o limão cravo, comum na Mantiqueira, que substitui a tradicional laranja.

Par de Porta-Copos

Bah Mendes Design

São Francisco Xavier (SP)

Conheci o trabalho da Bárbara, da Bah Mendes Design, na visita à SP50 Bier, em São Francisco Xavier SP. Misturando cimento e um tipo de fibra a cacos de vidro das garrafas da cervejaria, ela cria objetos de “cacolite”, versão sustentável do granilite (usado há décadas em pisos, escadarias e bancadas). Aqui, ela faz objetos como luminárias, pratos e tampos de mesas. Para a caixa do Mantiqueirias de março, um par de porta-copos, que pode ser usado junto com as cervejas do mês

Truta Defumada

Nascente das Trutas

Gonçalves (MG)

Tem truta na caixa de março do clube! São as trutas defumadas do Fábio, do Nascente das Trutas, de Gonçalves MG. “São de pequenos produtores da Mantiqueira”, conta ele, que defuma no próprio restaurante, por10 horas, em madeira de eucalipto, em baixa temperatura. Fábio fiz que o peixe é muito versátil na hora de usá-lo na cozinha. “Pode-se fazer um patê, um ceviche, uma salada com lascas de truta, até mesmo um risoto, ou apenas aquecer e jogar uma manteiga. Fica delicioso”.

Mel Nosso Apiário

São Francisco Xavier (SP)

Na zona rural de São Francisco Xavier SP, o casal Carina e Ricardo descobriu a apicultura. Professora e veterinário, eles assumiram o Sitio Rainha Roncador há 3 anos, do seu Sebastião Nazário, que por 35 anos cultivou abelhas ali. “Ele queria alugar pra quem cuidasse desse trabalho e nós decidimos assumir”, conta Carina

Entre vários produtos feitos a partir do mel (velas, sabonetes e até cerveja), vem na caixa de março do clube o puro mel silvestre (330g), com predominância de Angico, árvore típica do Cerrado, mas que também aparece na região. “É um mel leve, frutado, que acompanha bem um queijo branco”, diz a produtora.  

Caixa de Março do Mantiqueirias

bottom of page