top of page

Caixa de Abril/24

Queijo Reserva da Mantiqueira

Rancho Maranata

Virgínia (MG)

Teve um queijo incrível mês passado e agora em abril mais um pra lamber os beiços: o Reserva da Mantiqueira, do Rancho Maranata, de Virginia MG. Dessa vez, de acordo com o produtor Henrique, há quatro anos a frente da queijaria, é uma receita autoral feita com leite cru, usando fermento de olhadura. “É um queijo suave, limpo na boca. Derrete bem e tem um dulçor no final”, define. Para harmonizar, vinhos brancos e roses, além de espumantes e cervejas leves.

Cachaça Terra Sem Mal

Gonçalves (MG)

Jaci é de família mineira. “Meu bizavô já fazia cachaça em Alfenas. Aqui em Gonçalves estamos produzindo há quase 5 anos”, conta o produtor do Terra Sem Mal. “De um alambique pequeno, de cobre, sai a cachara puríssima que está na caixa de abri do clube. “A cana é plantada aqui perto e a água, parte importante na bebida, vem de uma nascente que temos. Equação perfeita para produzir um destilado incrível!

Café Serra do Balaio

Santa Rita do Sapucaí (MG)

Priscila, que mora em Itajubá MG, é uma profissional de IT. Mas é também, há 4 anos, uma cafeicultora. “Passei a cuidar da fazenda do meu sogro, em Santa Rita do Sapucaí MG, que não produzia adequadamente”, conta. Ela mudou a forma de plantio e de colheita, adotando o modelo agroflorestal, sistema sustentável que também faz a recuperação vegetal e do solo. Não demorou para colher grãos com pontuação acima de 82 pontos, o que equivale a um café especial. O Serra do Balaio que está na caixa de abril do Mantiqueirias é um catuaí vermelho de 84 pontos, com notas de chocolate e caramelo.

Paçoca Paiol do Campo

Borda da Mata (MG)

O amendoim, assim como tudo o que se pode fazer a partir dele – pé de moleque, paçoca... – é uma tradição da culinária mineira e, claro, da Mantiqueira. Fui à Borda da Mata MG conhecer o trabalho do Donizete, da Paçoca Paiol do Campo. Na pequena fábrica, a estrela é um pilão duplo criado por ele, movido a eletricidade, e que mantem a mesma forma de fazer no preparo do doce. Vão ali sal, açúcar, amendoim e farinha de milho. “Trago essa memória dos meus avós, que socavam no pilão que tínhamos em casa”, diz o produtor. Para comer, além de puro, os mineiros colocam a paçoca no açaí, sorvete, canjica, doce de leite ou mesmo em receitas de bolo.

Geleia de Tomate com Manjericão

Me Lambuzei

São Lourenço (MG)

Como alguns dos novos produtores da Mantiqueira, foi durante o período em que todo mundo teve que ficar em casa (2020 e 2021), que o casal Larissa e Iuri teve a ideia de criar o Me Lambuzei, em São Lourenço MG, cidade conhecida por seus doces. O nome, bem criativo, batiza diversas geleias e antepastos da dupla, como essa geleia de tomate e manjericão que está na caixa de abril do Mantiqueirias. “Ela é doce mesmo, onde colocamos o manjericão no pote infusionando a geleia como se fosse um vinho. Quanto mais tempo, melhor fica”, conta Iuri. Além de ser uma delícia de passar no pão, o produtor diz que a geleia combina com queijos de mofo branco, massas, saladas e brusquetas.

Caixa de Abril do Mantiqueirias

bottom of page