top of page

Caixa de janeiro/23

Queijo "Apagão" Sítio Lumiar Paraisópolis (MG)

O Conrado, do Sítio Lumiar, em Paraisópolis (MG), desenvolveu um queijo semelhante ao frescal, mas curado (20 a 30 dias), com um mofo branco (como o do brie). Deu a ele o nome de Apagão. Mas qual a razão desse nome? “Ele é fruto de uma tragédia”, conta o produtor. “Foi inspirado na falta de luz aqui no sítio, tempos atrás, por 4 ou 5 dias. Colocamos os queijos com mofo em uma câmara fria e isso resultou nesse queijo autoral”. Desde então entrou no cardápio do Lumiar e estará na caixa de janeiro do Mantiqueirias. Para combinar? Mel ou uma geleia gostosa.

Café Casa Baldoni Santa Rita do Sapucaí (MG)

A Casa Baldoni fica na tríplice divisa das cidades de Santa Rita do Sapucaí, Pedralva e São José do Alegre, no sul de Minas. É um cafezal centenário, da família da Vanessa. Além de produzirem cafés especiais, o espaço recebe visitas no que é chamado Do Pé à Xícara, uma imersão no cultivo do fruto – são mostrados a colheita, a pós-colheta, o beneficiamento, a torra etc. Uma aula para quem quer conhecer melhor o mundo dos cafés. Na caixa do Mantiqueirias estará um pacote (250g) de catuaí vermelho, com notas de chocolate, caramelo e açúcar mascavo. “É um café cereja descascado, pois vai pro terreiro secar já descascado, por 20 a 25 dias”, explica a produtora.

Café cereja descascado

Um café cereja descascado! Já ouviu isso? Pois esse é o tipo de grão da @casabaldoni que estará na caixa de janeiro. Na conversa que tive com a produtora Vanessa, ela contou que existem duas formas de secar os grãos no terreiro. O método tradicional, com casca, e quando os grãos são primeiros selecionados em uma máquina (tirando os verdes e os com alguma impureza). Esse, então, vai pro terreiro já descascado. A diferença, no consumo, é experimentar um café mais delicado, mais suave.

Cervejas Mantiqueira e Joaquina Cervejaria 3 Orelhas           

Gonçalves (MG)

A Joaquina (500ml), uma bohemian pilsner, e a Mantiqueira (500ml), uma amber lager com centeio, são as cervejas da caixa de janeiro. São obras do Bruno, da cervejaria 3 Orelhas, em Gonçalves (MG). Engenheiro químico, ele abriu a fábrica há cinco anos, que se tornou lugar de referência para quem visita a cidade. “São duas lagers de baixa fermentação, fáceis de beber, mas com muito sabor”, explica o produtor.

 A Joaquina é uma amber lager, onde surgiu a pilsen na região da República Tcheca, mais dourada, mais amarga e mais aromática que uma pilsen tradicional, de acordo com Bruno. “Já a Mantiqueira foi pensada para ser bebida aqui na região, mais avermelhada, com notas carameladas e de frutas secas, com a presença do centeio”. 

São cervejas, define ele, para “contemplar a natureza”.

Antepasto de beringela com pinhão Divino Sabor  Gonçalves (MG)

A Rosângela e o Maurício são muito conhecidos em Gonçalves (MG). Durante dez anos comandaram um café, aos sábados, no Orgânicos do Mantiqueira, a famosa feira de sábado na cidade. E, fora dali, desenvolveram a marca Divino Sabor, produzindo molho de tomate e um sem-número de antepastos, como o de beringela com pinhão, que está na caixa do clube. Rosângela conta que pensou o que poderia adicionar à beringela que fosse característico da região. “O pinhão, claro, que cria um sabor agradável o paladar.”. Além de ótima entrada, Rosangela indica colocar em uma salada de folhas, com cenoura ralada. “Fica uma delícia”.

Dulce de Leche - Fazenda Maria da Fé Maria da Fé (MG)

Na terra dos azeites também tem doce de leite. Ou dulce de leche, que é um doce mineiro com sotaque argentino. Isso porque, na Fazenda Maria da Fé, em Maria da Fé (MG), a argentina Mirta encanta os visitantes com os dois produtos. “Meu doce de leite é preparado em tacho de inox, durante 7 horas, com um segredo argentino”, conta a produtora. Na Fazenda é possível visitar os olivais, fazer degustação dos diferentes azeites e também almoçar com uma bela vista do espaço. E levar pra casa, além dos azeites, o doce de leite e o café especial, que agora ela começou a cultivar. Uma visita que vale muito a pena para quem estiver na região.

 

bottom of page