top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Caixa de Julho/26

Groselha Teodoro

São Bento do Sapucaí (MG)

Quando a gente pensa em groselha, vem logo a lembrança do xarope, dos encontros na infância onde o refresco com a fruta era (e ainda é) muito comum. Em São Bento do Sapucaí SP, por conta de tradição familiar do Teodoro, o produto começou a ser elaborado pelo avô, em uma receita que passou depois para a mãe e, há alguns anos, o neto transformou em negócio. Não é muito fácil de fazer, segundo ele: “A água e o açúcar ficam no fogo cerca de dezesseis horas. Depois, deixamos descansando de 3 a 4 dias para poder finalizar com a groselha”. E para beber, há outras tantas formas, conta Teodoro: “Pode-se tomar com leite, com água com gás (uma soda italiana), ou como cobertura para frutas e, também, sorvete”.

Mundo Novo 

Café do Campo

Elói Mendes (MG)

Tem um café especial da variedade Mundo Novo na seleção de julho do clube. “Ele tem aroma e sabor mais pro caramelo, achocolatado”, conta o produtor Eder, do @cafedocampomg, de Eloi Mendes MG. “Minha família trabalha há mais de 40 anos com café e, de uns anos pra cá, além de vender pra cooperativas, passamos a vender diretamente para o consumidor”, explica.

Tempero Tradicional e Cúrcuma

Hot Mix         Jatobá Orgânicos

Inconfidentes (MG)

Dois temperos orgânicos estão na seleção de julho. Fui a Inconfidentes MG conhecer a Jatobá Orgânicos, que está completando 40 anos.  Empresa familiar, Alana é da segunda geração, e junto com os irmãos produz, por exemplo, esse tempero tradicional. “É um tempero em pasta, com cebola, sal e pimentão, entre outros, prático para quando você não tem tempo na cozinha” conta a produtora. O segundo tempero é o Hot Mix, a base de cúrcuma, gengibre e pimenta caiena, bom pra temperar ou pra preparar um shot matinal.

Queijo Parahyba

Queijaria Santa Vitória

Queluz (SP)

Mais um queijo premiado da Queijaria Santa Vitória, de Queluz SP, na seleção do Mantiqueirias! É o Parahyba, que tem a casca lavada com cerveja IPA artesanal. “São 15 banhos durante os 30 dias de cura. Por isso ele apresenta essa massa untuosa, e vai bem com uma geleia, chutney ou doce de mamão”, conta o produtor Carlos. Vinhos rosé e branco ou mesmo uma cerveja IPA harmonizam muito bem.

Doce de Abóbora com Coco

Queijaria Santa Vitória

Queluz (SP)

Junto com o queijo Parahyba, trouxe da Queijaria Sant Vitória, de Queluz SP, um doce de abóbora com coco. Este é feito pela Marisa, que trabalha na Fazenda há 40 anos. “Minha mãe fazia muito e quando vim pra cá comecei a fazer e caiu no gosto de todo mundo”, conta a doceira, autora também do doce de mamão verde, sucessos entre quem visita a queijaria ou fica hospedado na Fazenda.

ONDE COMPRAR:

www.instagram.com/

Caixa de Julho

Seis produtos artesanais na seleção do mês: café especial, tempero tradicional, cúrcuma hot mix, queijo curado, doce de abóbora com coco e garrafa de groselha. 

bottom of page