top of page
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

Caixa de agosto/22

Azeite Rossini                           Santo Antônio do Pinhal (SP)

Um azeite da variedade arbequina, a oliveira que melhor se adaptou ao clima brasileiro – e da Mantiqueira. Assim, o azeite Rossini, presente na caixa do Mantiqueirias, apresenta “pouco amargor, é menos picante e mais frutado” de acordo com o seu produtor, Luiz Rossini. Cultivando desde 2010, em Santo Antônio do Pinhal (SP), Luiz conseguiu que a safra rendesse este ano mil litros do azeite, número que reflete uma produção pequena e artesanal. Onde esse azeite vai bem: “carne brancas, saladas, sopas. Ele não briga com o prato”, garante o produtor.

Queijo de casca lavada e Pingo de Leite  Cuitelo Real     Itapeva (MG)

Enzo e Bruno são irmãos e aprenderam com o pai a fazer queijos. O Cuitelo Real, em Itapeva (MG), era a marca do leite vendido ali. Nos últimos anos, os irmãos decidiram investir mais nos queijos, renovaram a marca e, em pouco tempo, já acumulam prêmios. O cuitelo de lasca lavada que está na caixa de agosto tem um Ouro no Prêmio Brasil de queijos artesanais e um Prata no Mundial de Araxá. “É um queijo feito com leite cru, de massa semicozida, curado por 60 dias”, explica Enzo. É uma receita familiar, de sabor picante, que vai bem, de acordo com o produtor, com cerveja ou vinho tinto.

O outro Cuitelo presente na caixa é o Pingo de Leite, um doce de leite “mais queimadinho”, de acordo com Enzo. O leite sai da ordenha direto para o tacho, onde fica um bom tempo e ganha um aspecto mais caramelado.

Mix de frutas desidratadas Acaiaca Sapucaí Mirim (MG)

Tem snack orgânico, do Sítio Passárgada de Sapucaí Mirim (MG), na caixa de agosto. É da Luciana e do Felipe o mix de frutas desidratadas da Acaiaca. Tem abacaxi, banana, caqui, maçã e manga, algumas plantadas lá e outras adquiridas de produtores da região.

“A gente comprou este sítio em 2014 e vimos que tinha uma plantação de caqui. Estudamos como era a fruta e acabamos conseguindo a certificação orgânica. E, a cada colheita, percebemos o quanto se perdia de frutas por estar fora de padrão”, conta Luciana. Foram quatro anos pesquisando o processo de desidratar (quando a fruta perde cerca de 90% do seu peso). Agora, com a Acaiaca, não perdem fruta alguma. O processo de preparo é simples: a fruta descascada (em alguns casos, depois de tirar as sementes) vai para a uma câmara de desidratação, onde as peças ficam de 12 a 18 horas. Depois é guardar na geladeira ou ir direto para a embalagem.

Pancetta defumada El Defumador        São José do Alegre (MG)

A caixa de agosto vem com uma deliciosa pancetta defumada, que é a barriga do porco, do @eldefumador, de São José do Alegre (MG). “As peças ficam 15 dias “pegando” o tempero a vácuo, sendo depois lavadas e embaladas”, com Joyce, que junto com o marido Danilo criaram o negócio anos atrás em Natal (RN). Então, a carne é embalada, defumada por 10, 12 horas e ganha mais 3 dias de descanso. Os assinantes receberão 150g da pancetta fatiada.

bottom of page