top of page

Caixa de julho/22

Queijo extra curado Bugio

Alagoa (MG)

Um queijo extra maturado – 14 meses de cura! - na madeira da araucária.  São 250g do parmesão do Bugio, queijaria do Valdeci, de Alagoa (MG), que estarão na caixa do Mantiqueirias de julho. “Temos 80 anos de tradição, começou com meu pai”, conta o produtor, que já tem o filho cuidando das peças.Tanto tempo de cura permite, segundo ele, um queijo bem cristalizado, com massa macia que derrete na boca. Alagoa, para quem não sabe, é terra tradicional de bons queijos em Minas.

 

Não são poucas as marcas premiadas de lá em concursos nacionais e internacionais. Inclusive a cidade promove seu festival, reunindo agora em julho todos os seus produtores. 

Chocolate Quente Torta da Montanha

São Bento do Sapucaí (SP)

Inverno e chocolate quente sempre combinam. Assim, fui a São Bento do Sapucaí (SP), na Torta da Montanha, buscar uma mistura natural para preparar a bebida. Sérgio e Maurício são os responsáveis por diversas delícias, como geleias, temperos e também a famosa torta, que é um bolo com especiarias. E fazem agora este chocolate sem qualquer ingrediente artificial. “Seguindo as instruções sai um chocolate quente cremoso”, garante Sérgio.

Lonza El Defumador

São José do Alegre (MG)

Para São José do Alegre (MG), cidade com cerca de 6 mil habitantes, o casal Joyce e Danilo trouxe há quatro anos o El Defumador, negócio iniciado em Natal (RN) anos antes. Nos fundos da casa que era dos avós de Joyce, o casal construiu uma cozinha sob medida para defumar peças como o Lonza, lombo maturado que estará na caixa do Mantiqueirias de julho. “Cada peça é temperada e guardada por 20 a 30 dias e depois colocada na câmara fria por mais 90 ou até 120 dias”, explica Joyce. Os 100g fatiados que os assinantes irão recebem caem bem se consumidos com queijos, geleias ou torradas. Semelhante ao presunto cru, pode ser comido puro, tão delicioso que é.

Café Gran Monteiro

Ouro Fino (MG)

Vem de Ouro Fino (MG) o café gourmet da caixa do Mantiqueirias de julho. São 500g da Gran Monteiro, projeto da Natália de Melo Monteiro, que trabalha junto aos pequenos produtores para garantir grãos de qualidade sendo comercializados a um preço justo. “Desde 1988 agrônomos se dedicam na região para melhorar a qualidade do nosso café, que em sua maioria é exportado”, conta. A Gran Monteiro, que é uma torrefadora e tem cafeterias na cidade, oferece duas linhas de cafés: especiais e gourmet. O gourmet é uma classificação abaixo do especial, de grãos limpos, apenas não tem notas sensoriais. “E para quem está entrando nesse mundo dos cafés”, diz a empresária.

Farinha de coco e chips de coco FlorZen   Paraisópolis (MG)

Farinha de coco e chips de coco, deliciosos e orgânicos, estão na caixa de julho do Mantiqueirias. Eles são da FlorZen, de Paraisópolis(MG). Com uma preocupação grande com a sustentabilidade e o meio-ambiente, o casal Eric e Poliane desenvolveu uma linha de produtos “todos orgânicos certificados, veganos e funcionais”, contam. A marca prioriza matéria-prima originária de agricultura familiar ou empresas/cooperativas que apoiam esses pequenos produtores. Tudo para garantir que o impacto de sua produção seja a menor possível na natureza.

bottom of page