top of page

Caixa de Janeiro/24

Camembert de Ovelha 

Herdade Duas Serras

São Bento do Sapucaí (SP)

Na visita à Herdade Duas Serrs, em São Bento do Sapucaí SP, fica claro que a criação de ovelhas e a produção de queijos são dois mundos bem diferentes. Henrique cuida dos animais, que recebem uma dieta rica e um cuidado extremo com seu bem-estar. Depois do leite tirado, entra o trabalho da esposa, Bá, mestre queijeira que cria peças únicas, como esse queijo tipo Camembert, que está na caixa de janeiro do Mantiqueirias. Com fungo e massa macia, ele vai ficando mais potente com o tempo. “A cura vai de 20 a 60 dias”, explica o produtor, que aconselha comer um pedaço da peça ainda “jovem” e, guardado em um pote fechado na geladeira, prová-lo depois de 20 ou 30 dias, quando o sabor será outro. Para harmonizar, geleias como o Frutos do Bosque, que também está na caixa, além de saladas de folhas e tomate.

Geleia de Frutas Vermelhas

Frutos do Bosque

Piranguçu (MG)

Lá parece que você está “quase nas nuvens”. O registro aqui foi em um dia lindo, de céu limpo, a quase 1.700m de altitude. É o Sítio Amorada, que tem um pé em Piranguçu MG e outro em Campos do Jordão SP. Emilyana e sua família cultivam diversas frutas e, com algumas delas, fazem geleias artesanais muito saborosas, como a de frutas vermelhas, que está na caixa do clube em janeiro. Tudo sem qualquer conservante.

Confit de Cogumelos Defumados        El Defumador

São José do Alegre (MG)

Shitake, Shimeji e Cogumelos Paris, defumados por três horas em lenha da laranjeira e conservados em azeite. É o confit do El Defumador, de São José do Alegre MG, um dos produtos da caixa de janeiro do Mantiqueirias. “É versátil, você pode comer com um pãozinho, usar em uma carne ou no macarrão”, dizem os produtores Joyce e Danilo. Os cogumelos vêm de Maria da Fé MG, do Alimentos Koinobori, e são umas das tantas delícias que o casal defuma (cortes do porco são sua especialidade). Spoiler: logo abrirão uma loja na estrada que corta a cidade, ótimo atrativo para quem visita a região em busca das belezas naturais e dos quitutes mineiros.

Café especial Coopervass

São Gonçalo do Sapucaí (MG)

São quase mil pequenos produtores de café que participam da cooperativa agropecuária do Vale do Sapucaí, a Coopervass, que tem sede em São Gonçalo do Sapucaí MG. Café especial na região, então, é o que não falta. Junto com o responsável pelo marketing da cooperativa, Stefano, escolhi um café com sensorial de frutas cítricas para a caixa de janeiro. É um blend (grãos de diferentes variedades), com 85 pontos (um café especial precisa ter pelo menos 82 pontos). Assinantes do Mantiqueirias podem receber seu pacote em grãos ou moído

Bolacha de Nata 

Coração de Minas

São Gonçalo do Sapucaí (MG)

Como muitas donas de casa em Minas, D. Rita faz bolachas de nata, produto típico para combinar com aquele cafezinho da tarde (ou para qualquer outra hora). No caso dela, para vender também para amigos e conhecidos. Isso começou há 20 anos e não parou mais. Junto com o filho Simão, e mais uma ajudante, eles têm uma pequena fábrica em casa (com direito a uma janela pra rua, onde vendem para quem chegar), a @bolachariacoracaodeminas. “É um trabalho bem artesanal”, conta o filho. Na receita, apenas açúcar, farinha de trigo, fermento, ovo e, claro, nata. A cada hora, dez pacotes são produzidos. Um desses está na caixa de janeiro do clube.

Caixa de Janeiro do Mantiqueirias