top of page

Caixa de Julho/24

Café Especial

Toca da Onça

Campanha (MG)

Arquiteta há 30 anos, Luciana entrou para o mundo dos cafés em 2020, assumindo a fazenda dos pais, em Campanha MG. Mergulhou em cursos de agricultura sustentável e de recursos hídricos, entre outros, para apresentar o Toca da Onça, café especial que já acumula prêmios.

O café escolhido para a caixa é da variedade Mundo Novo (vermelho), com 87 pontos pela classificação SCA (Specialty Coffee Association). Cultivado a uma altitude de 940m, esse café recebeu polinização assistida. Durante a florada foram implantadas mais de 25 colmeias na lavoura para incrementar a polinização e assim melhorar a qualidade e o sabor do café. Tem perfil sensorial de frutas amarelas com leite, caramelo e chocolate.

Queijo Chevrotin

K-Braz

Brazópolis (MG)

Tem queijo de cabra na caixa do Mantiqueirias de julho. É o Chevrotin, versão do Arthur, do K_Braz, de Brazópolis MG, para uma receita francesa.  “É um queijo com 40 dias de maturação, com casca lavada”, explica o produtor. É um queijo com menos lactose e gordura, mas com mais proteína e cálcio do que o leite de vaca e, por isso, menos alergênico. Delícia que harmoniza com geleias e uso em pratos como risotos. Um vinho tinto sela essa experiência.

Antepasto de Shimeji e Granola

Cappello

Campanha (MG)

Mariângela e sua filha Hortência são as criadoras dos Cogumelos Cappello. Na Casa Cappello, café que abriram depois, em Campanha MG, elas oferecem as delícias que fazem desde 2020, como empadas e granolas. “Quando começamos, tínhamos em grande quantidade de cogumelos”, conta a mãe, o que as fez criar produtos, como esse que é o maior sucesso da marca e está na caixa de julho do clube: o antepasto de shimeji. Apaixonadas por gastronomia, a dupla se divide na cozinha e nas criações dos produtos.  “A granola eu fazia em casa, como tudo mundo gostava, resolvi fazer pra vender”, diz Mariângela, sobre a segunda delícia que os assinantes receberão. Nela tem aveia em flocos, castanha de caju, castanha do Pará, mel, lascas de coco, semente de girassol e de abóbora, entre outros ingredientes saudáveis.

Balas de Coco com Brigadeiro

Delícias da Shirley

Campanha (MG)

As balas de coco da Shirley são conhecidas – e reconhecidas – por todos em Campanha MG. Vi alguns potes em uma loja da cidade, perguntei quem era a doceira e lá fui bater na porta da casa dela. Junto com o marido, e mais um ajudante, ela faz as balas com mais de 50 diferentes recheios. “Faço oficialmente há 24 anos, depois que me aposentei como professora” conta ela, mas explica que essa história já tem uns 50 anos. “Aprendi a fazer as balas com uma professora que fazia na escola, e depois, com uma senhora de São Paulo, a fazer a bala recheada”. Para a caixa do clube, um pote com balas de coco recheadas com brigadeiro. Deu água na boca?

Lasquinhas 

Dona Rosa Mineirices

Paraisópolis (MG)

Foi a mãe da Guta, Dona Rosa, quem começou, ainda o século passado, a produzir pães e biscoitos em Paraisópolis MG. A filha pegou esse trem e, entra tantos quitutes, tem as lasquinhas, perfeitas para degustar u antepasto ou mesmo geleias e doce de leite. 

Caixa de Julho do Mantiqueirias

bottom of page