Caixa de Agosto/24
Queijo Estação
Queijaria 50
Itanhandu (MG)
Na caixa de agosto, um parmesão artesanal da Mantiqueira, o Queijo Estação, da Queijaria Cinquenta, de Itanhandu MG. A peça é maturada por cem dias em uma caverna subterrânea e lavado com cachaça duas vezes por semana. Tem massa firme, ainda com umidade, sabor levemente adocicado no início e picante ao final, com longa permanência na boca.
ONDE COMPRAR:
Antepasto de Abobrinha
Sítio Miralua
Gonçalves (MG)
No Sítio Miralua, em Gonçalves MG, Harry criou uma gama de produtos artesanais: azeite, cachaça, vinhos, mel, geleias e antepastos. “Comecei em 2016 aqui plantando meus primeiros pés de azeite”, conta o produtor, que já está no terceiro ano de colheita no olival. Na caixa do mês do clube, um antepasto de abobrinha, que fica boa “em uma torrada, como aperitivo acompanhado de uma boa cerveja, vinho ou cachacinha”, indica.
ONDE COMPRAR:
Azeite Rossini
Santo Antônio do Pinhal (SP)
O azeite do Luiz Rossini, de Santo Antônio do Pinhal SP, está de volta à caixa do Mantiqueirias! Mas agora em versão de 100ml, em uma charmosa garrafa. É da variedade Arbequina, oliva que melhor se adaptou na Mantiqueira. Com picância suave, vai bem em qualquer prato, de saladas a carnes.
ONDE COMPRAR:
Licor de Figo Polesano
Sapucaí Mirim (MG)
Tem licor de figo premiado na caixa de agosto do Mantiqueirias! É do casal René e Evelin, do Poselano, de Sapucaí Mirim MG. “Estamos aqui há 7 anos, começamos com um vinhedo”, conta o produtor. Pelo tempo necessário para o desenvolvimento e produção de vinhos, eles decidiram plantar figos (roxo, de Valinhos) e, em apenas 3 anos, o licor artesanal já foi reconhecido com medalha de prata em uma premiação em Londres. “É uma bebida versátil, pois além de digestivo pode ser usado em sobremesas, como bolos e sorvetes”, explica René.
ONDE COMPRAR:
Rosquinhas com Canela Nataleia
Soledade de Minas (MG)
Uma das tradições mineiras está na caixa de agosto do Mantiqueirias: rosquinhas de nata. Essas, com canela, são obra da Leia, de Soledade de Minas MG, que aprendeu a fazer quitutes como a avó. “A gente morava na roça, tomava muito leite e sobrava a nata, então ela fazia os biscoitos”, conta essa doceira de mão cheia, que faz tudo em uma grande cozinha, nos fundos da casa.
ONDE COMPRAR:
Geleia de Mexerica
Me Lambuzei
São Lourenço (MG)
O maior sucesso da Larissa e do Iuri, do Me Lambuzei, de São Lourenço MG, é a geleia de mexerica. “Qualquer coisa que tiver no seu armário na cozinha vai ficar boa com essa geleia”, diz Iuri. Um queijo mais curado, um sorvete e mesmo um drink ganham com essa geleia – além do pão, claro! O casal criou a pequena empresa durante aquele período em que tínhamos que ficar presos em casa. E hoje mostram que a ideia do Me Lambuzei deu muito certo!
ONDE COMPRAR: