top of page

Caixa de Outubro/24

!

Azeite Monasto

Fazenda Santa Helena

Maria da Fé (MG)

Elas ouvem música clássica doze horas por dia. Sim, as oliveiras do Azeite Monasto, na Fazenda Santa Helena, em Maria da Fé MG, tem seu cultivo embalado pela música 365 dias do ano, e produzem um azeite premiado no exterior. “A proprietária introduziu a prática nos olivais como forma de melhoria”, conta Ulisses, responsável pelas visitas guiadas e pelo restaurante da propriedade. A produtora acredita que a vibração da música estimula a produção de ácidos graxos, o gosto do fruto e a sensibilidade na produção do azeite. 

“Com isso, no primeiro ano tivemos colheita atípica, no meio do ano”, explica Ulisses, já que as colheitas na região ocorrem entre fevereiro e abril. Na caixa de outubro, um blend de 100ml, com as variedades koroneiki, grapolo, arbequina, arbosana, picual e coratina.

Doce Cafeína

Cristina (MG)

Michel, junto com o irmão Elcimar, do Doce Cafeína, são da quarta geração de cafeicultores em Cristina MG: “Lembro do meu bisavô cultivando, eu ia com meu pai brincar na roça”, conta. A 1.100 metros, eles colhem grãos que, claro, são mais que especiais. Na caixa do outubro, temos com um catuaí amarelo, 85 pontos, com “bom corpo, acidez cítrica, sabor laranja, caramelo, melaço, final doce agradável”. Na época da visita à propriedade, vi todas as casas do bairro com os quintais cimentados servindo como terreiros. “Os grãos ficam secando durante três semanas, virando de oito a dez vezes por dia para pegar sol”, explica o produtor.

Linguiça seca Monu's

Taubaté (SP)

Marisa é a nova charcuteira de Taubaté SP, onde prepara, com a ajuda do marido, deliciosos embutidos. Para a caixa de outubro, escolhi a linguiça seca, “primo irmão do salame, com menos tempo de maturação”, define a produtora. “Não tem pimenta, tem um sabor mais suave e maciez na hora de comer”. Os produtos da Monus Charcutaria buscam preservar o sabor da proteína, segunda Marisa

Pasta de Amendoim Pé de Moleque

Da Vida

Itajubá (MG)

Francine é advogada, Davi, escalador. O casal, de Itajubá MG, resolveu durante a pandemia criar o Da Vida Pasta de Amendoim., com uma linha de diversos sabores de pasta de amendoim. Para a caixa de outubro, o Pé de Moleque, uma delícia que pode ser consumida pura ou com uma fruta, por exemplo. “É um alimento bem nutritivo, você fica saciado”, diz o produtor, que usa, claro, quando vai escalar as pedras em São Bento do Sapucaí SP.

Doce de Leite com Café Pingadinho

Armazém de Minas

Soledade de Minas (MG)

Já comeu doce de leite em barrinhas?  Na caixa de outubro, tem um pacote de Pingadinho, uma combinação do doce de leite com café. “É uma boa opção para conservar o produto”, diz Renan, do Armazem de Minas, de Soledade de Minas MG.  A família dele, rural, sempre trabalhou no cultivo de café e banana. “Agora minha geração resolver produzir os doces mineiros”, conta. 

Caixa de Outubro

Mantiqueirias

Cinco delícias de pequenos produtores da Mantiqueira! Além da assinatura, você pode comprar a caixa avulsa, seja para conhecer melhor a seleção, seja para dar de presente!

bottom of page